O Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo é comemorado em 02 de abril. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Curral velho realizou nesta segunda-feira (24) uma Sessão Especial, em alusão à data no Plenário da Casa, iniciativa da vereadora Presidente Liliane Barbosa.
O TEA é uma condição de saúde caracterizada por desafios em comportamentos repetitivos na fala, na comunicação não-verbal e, ainda, nas habilidades de socialização.
Na sessão, estiveram presentes a Secretária de Educação Jessica Rayane que usou sua fala para ressaltar a importância da temática e os avanços conquistados pela educação do município para atender as crianças com autismo, estiveram presentes também as professores e diretoras das escolas que atendem autistas, profissionais da saúde, e Psicóloga Luana Barbosa onde fez discursos sobre o tema e em especial mães e familiares dos autistas para debater avanços, bem como ouvir propostas.
A senhorita Gauane fez uso da palavra para agradecer a todos pelo apoio e também dos avanços e desafios de ser mãe de autista e a necessidade investimento no diagnóstico e tratamento e acompanhamento.
O objetivo foi unir forças e propor ações que possam melhorar a vida dos portadores do Transtorno de Espectro Autista (TEA).
“Essa Sessão Especial foi planejada com muito amor, respeito e empatia. Muitas pessoas não percebem a importância dessa consciência sobre o autismo. Agradeço a todos os presentes, aos meus colegas vereadores, que também lutam por condições adequadas e igualitárias aos portadores do Transtorno de Espectro Autista, bem como para essas mães guerreiras da nossa cidade. Muitas pessoas ainda precisam conhecer os desafios que os autistas e seus familiares enfrentam todos os dias. Enfatizou a vereadora Presidente Liliane.